Manutenção de geradores: por que esse serviço é tão importante

Automação de unidade de beneficiamentos de grãos, algodão, mineração e óleo vegetal, painéis elétricos e sistemas automáticos

Em determinados segmentos, como hospitais, restaurantes, shoppings e demais outros, a importância de um gerador de energia é indiscutível. Ele é responsável por proporcionar energia em casos de blecautes e situações semelhantes. Porém, para ele desempenhar sua função com qualidade, é necessário se atentar com a sua manutenção. 

Nesse texto, iremos explicar um pouco mais sobre como funciona a manutenção de geradores, além de dar dicas de como manter esse equipamento em pleno funcionamento, evitando que ocorram falhas repentinas e, consequentemente, dores de cabeça.

Atualmente, existem diversos tipos de manutenção de geradores de energia. Todos eles visam não só proporcionar melhorias ao equipamento, mas também proporcionar tranquilidade e comodidade para aqueles que os utilizam. Entre os modos, estão:

Manutenção preventiva: ela é responsável por realizar uma intervenção programada, antes que ocorra qualquer tipo de problema com o gerador elétrico. A manutenção preventiva de geradores é um conjunto de análises para ajustes, conservação e até mesmo eliminação de defeitos, podendo identificar pequenas falhas.

Manutenção preditiva: esse tipo de manutenção ocorre quando o gerador elétrico já possui uma determinada quantidade de horas de funcionamento. Nesse procedimento, são trocados elementos como filtros, óleos lubrificantes, água do radiador e demais outras peças que possam prejudicar o funcionamento do gerador. 

Manutenção corretiva: essa é a mais comum e frequente manutenção de geradores. O procedimento é feito quando alguma falha acontece no equipamento, impossibilitando o seu funcionamento. 

Alguns dos problemas aparentes nesse tipo de situação é o mau funcionamento do motor e do quadro de transferência. 

Olá! Clique no consultor abaixo e entre em contato automaticamente via WhatsApp.